Você sabe qual a Margem de Lucro ideal para seu negócio? Pois tenha em mente que ela é um fator muito importante para o sucesso da empresa.
Comércio, Indústria, Prestadoras de Serviço, ou seja, qualquer tipo de empresa precisa estar ciente da margem de lucro do seu tipo de negócio.
Por isso, entenda melhor sobre a Margem de Lucro de seu negócio acompanhando o artigo a seguir.
A Margem de Lucro é a porcentagem de um produto ou serviço, adicionada aos custos totais para assim formar o preço final de comercialização do mesmo.
Além disso, define uma porcentagem de lucro que a empresa terá em cima da venda.
Ou seja, a sua principal função é gerar lucro para a empresa e otimização das vendas dos produtos e serviços, formando preços que cubram custos e estejam dentro dos valores do mercado.
Existem três divisões na Margem de Lucro: Custo, Preços de Venda e Lucro.
São valores investidos na compra e confecção de produtos que serão vendidos, com a inclusão de gastos financeiros, como frete ou impostos.
Para ter um preço de venda justo, é necessário calcular os custos da compra ou produção do produto e pesquisar o valor que os consumidores têm disponibilidade de pagar.
O lucro é o percentual que a empresa recebe em cima da venda de um produto ou serviço.
Tenha conhecimento do setor em que sua empresa atua ou pretende atuar, para que dessa forma seja mais fácil definir uma margem para o negócio.
Muitas empresas podem não saber qual sua Margem de Lucro ou acaba aplicando margens padrão nos produtos/serviços.
Claro que verificar o preço que a concorrência está praticando é importante, mas é muito mais importante verificar uma estratégia própria para o seu negócio.
Até porque, quando o empresário não sabe quanto precisa ser sua Margem de Lucro para custeamento da empresa, saber as margens a serem praticadas é outra dificuldade.
A Margem de Lucro vai muito além de saber o valor de compra do seu próprio produto para assim encontrar o valor de venda.
Primeiro de tudo é preciso encontrar a Margem de Lucro Ideal para seu negócio, pois, com o tipo de operação citada acima, você pode não saber qual lucro sua empresa está tendo.
Para isso, é preciso ferramentas e uma gestão muito bem feita, o que facilitará todo o processo de precificação e definição de margem.
Mas vamos lá, tanto para Comércio, Indústria e Serviços, há uma porcentagem ideal de lucro.
O ideal para o Comércio é estar entre 15% a 20%, já na Indústria o ideal é estar entre 8% a 12% e nos Serviços entre 20% a 30%.
Às vezes a saúde financeira da empresa está legal, mas a margem de lucro abaixo destes valores, e está tudo bem.
Mas, pode ocorrer da Margem de Lucro estar dentro destes valores e não apresentar resultados ou uma saúde financeira boa. Caso a situação de seu negócio seja esta, saiba que falta uma Gestão organizada.
Em um momento decrise, como o atual, é mais que importante entender sobre a Margem de Lucro.
Já que, quando a gestão da empresa se volta para a geração de lucro e de caixa, a economia em momentos de crise é muito mais estável.
É possível ter lucro em momentos de dificuldade financeira e de mercado, e estar preparado em cenários como o atual é a melhor opção.
Por isso, verifique o que retorna para sua empresa – mensalmente – como lucro, dentro dos valores da sua Margem Ideal.
Associe tudo isto a boas ferramentas e uma Gestão bem feita e organizada de sua empresa.
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